Poli Angels

Conta

Poli Angels

Como matemáticos ficaram bilionários

A história inacreditável de um matemático secreto que foi o pioneiro na era do algoritmo e ganhou US$ 23 bilhões com isso

Marcelo Thalenberg

· 7 jan. 2021

Como matemáticos ficaram bilionários

Como Jim Simons criou a Revolução Quant: a história inacreditável de um matemático secreto que foi o pioneiro na era do algoritmo e ganhou US$ 23 bilhões com isso.

 

Autor: Gregory Zuckerman.

 

O livro é surpreendente e entrega mais histórias e informações do que o título promete. Para o leitor que não está a par do mercado de investimentos de riscos, “revolução quant” refere-se a fundos quantitativos, que hoje são fundos que utilizam da tecnologia para obter ganhos. Em geral, eles possuem um sistema de Inteligência Artificial (IA), onde algoritmos e estratégias quantitativas são utilizadas. Imagine 50 anos antes um jovem e brilhante pesquisador matemático imagina que coletando dados históricos de mercado independente se as empresas dão lucro ou não criar algoritmos que reconheça padrões e gere ganhos financeiros milionários sem ter a capacidade de processamento que temos hoje. Não é a história de uma pessoa, mas de um líder que batalhou para que outros matemáticos mais interessados em suas pesquisas e cátedras colaborassem em seu projeto, quem eram estes profissionais? Em um tempo em que os profissionais envolvidos em bolsas de valores achavam que matemáticos não entendiam nada. A trajetórias de diversas pessoas ao longo de meio século que se tornaram bilionárias e inclusive uma delas a ajudar a eleger Trump presidente dos Estados Unidos. Como bilionários investem suas fortunas para influenciar governos ou criar fundações a melhorar a vida de pessoas, incentivar professores da rede pública a serem excelentes professores de matemática com premiações ou pesquisar problemas de saúde.

Logo white

Fale conosco

Location icon

R. Joaquim Floriano, 72 - Conjunto 193 - sala 7 - 04534-000, Itaim Bibi, São Paulo - SP

Redes sociais

Instagram icon
Linkedin icon
Youtube icon

Desenvolvido por Instituto Taqtile @2020