Poli Angels

Conta

Poli Angels

Dicas práticas e úteis para startupeiros iniciantes

Aprender com os seus próprios erros faz parte, mas se souber dos erros dos outros antes que você os cometa, melhor!

Dicas práticas e úteis para startupeiros iniciantes

Na jornada da grande maioria dos empreendedores muitos erros vão acontecer, todavia é muito importante aprender com estes erros e criar formas de não os cometer novamente. Ainda assim existem alguns erros que não precisamos passar para aprendermos o que não fazer, principalmente quando estamos nos estágios iniciais e de ideação do empreendimento.

Baseado nestes aprendizados, listei abaixo três dicas que fazem muito sentido para mim e que podem ser aplicadas por statupeiros ainda em ideação ou estágio inicial de implementação do negócio.

Primeira dica: Não se preocupe com formalidades para proteger a sua super idéia (que inclusive alguém já deve ter dito a mesma antes de você). A maioria dos empreendedores sem muita experiência tem muito medo de que alguém roube a sua idéia e se de muito bem. Não se preocupe com isso pois o que conta é a execução, ou seja, a capacidade de tirar a idéia do papel e entregar valor através de um produto ou serviço ao cliente.

Já nesta primeira dica eu inclusive recomendo que o empreendedor apresente e converse com o máximo de pessoas sobre a sua idéia de negócio, planos e estratégia, ou seja, estresse muito a sua ideia e tente achar pontos que você pode melhorar e ajustar antes mesmo da sua implementação.

Esqueça formalidades como investir dinheiro e tempo com advogados fazendo NDA (Non Disclosure Agreement) nesta fase de concepção de ideia. Aliás, dependendo de com quem o empreendedor for conversar a respeito da sua ideia de startup, solicitar assinatura de uma NDA pode até “queimar o filme” do mesmo.

Segunda dica: Não invista dinheiro e energia em formalidades como abertura de CNPJ, advogados, escritório de contabilidade, licenças e alvarás até que você de fato comece ou vá faturar com recorrência (obviamente que se o empreendedor for fazer uma captação de recursos apenas com o power point esta dica deve ser desconsiderada).

Seu negócio precisa ser formal a partir do momento em que você tiver relações comerciais concretizadas, fora isso é gastar seu precioso tempo com formalidades que não agregam no momento em que você se encontra da jornada empreendedora.

Pense também que após estas formalizações você passa a ter responsabilidades perante aos órgãos públicos e com certeza vai passar a gastar uma certa quantidade de horas mensais fazendo a gestão dessa parte burocrática.

Valide sua hipótese de negócio e arrume ao menos um cliente pagante para somente então correr atrás e executar estas formalidades legais e contábeis. Antes disso, apenas a formalização de um acordo de sócios na minha visão é suficiente para você começar.

Terceira dica: Utilize muito bem seus recursos financeiros iniciais, por isso eu digo, nada de investir muitos reais na criação de logomarca e identidade visual da sua startup. Já vi empreendedores iniciando sua startup e como uma das primeiras atividades saiu contratando agencia de marketing e investindo altos valores em criação de logo, slogan e identidade visual. PARE! Seu dinheiro nesse momento deve ser direcionado a outros temas mais importantes.

Desenvolva uma logo sim, mas neste estágio da sua startup procure e utilize sites em que você consegue desenvolver uma logo por menos de R$ 200,00.

Para finalizar, gostaria de deixar uma dica extra: Se você já escolheu um nome sua para startup, procure registrar rapidamente o seu domínio de internet (www). Esta atividade é barata (em torno de R$ 50 reais por ano), rápida e pode ser facilmente executado até por quem nunca fez isso antes através do site registro.br

Luis Henrique Silva Marchi
luis.marchi100@gmail.com

Logo white

Fale conosco

Location icon

R. Joaquim Floriano, 72 - Conjunto 193 - sala 7 - 04534-000, Itaim Bibi, São Paulo - SP

Redes sociais

Instagram icon
Linkedin icon
Youtube icon

Desenvolvido por Instituto Taqtile @2020