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O DNA das startups de sucesso.

Startups de sucesso tem um time excepcional de founders! Veja algumas destas características que fazem parte do "DNA" destes founders.

Luís Marchi

· 9 mar. 2022

O DNA das startups de sucesso.

Sabemos que na rotina do investidor de risco, que busca constantemente por excepcionais startups para investir e montar seu portfólio, que existem inúmeros fatores e variáveis que são analisados previamente ao investimento.
Não se trata de uma ciência precisa e nem existe uma fórmula de sucesso para investidores terem êxito após o aporte em uma startup, principalmente quanto mais inicial e embrionário for o momento da startup, porém particularmente e em muitas conversas com investidores venho notando que ao tomar a decisão sobre investimento o critério com maior relevância levado em conta está diretamente relacionado à identificação de um time excepcional de empreendedores que lideram a startup.

Como diz o ditado, “procure apostar no cavaleiro e não no cavalo.” Definitivamente, particularmente este tem sido o critério mais importante na minha análise e seleção de boas startups para investimento.

Por trás do time da startup estão os empreendedores e indo um pouco mais a fundo no tema, quais seriam as características de um bom empreendedor em um negócio novo e inovador? São várias e como tudo que envolve pessoas, não é uma ciência exata, porém identifico e sempre analiso algumas destas características, que quando bem desenvolvidas e combinadas, potencializam muito o perfil de um empreendedor de sucesso.

A seguir vamos explorar as 5 características que na minha opinião, que fazem parte de um bom empreendedor:



1- Formação acadêmica de primeira linha

Hoje em dia, com certa banalização do ensino superior no Brasil, talvez este pode ser um ponto dispensável e irrelevante para muitos, potencializado principalmente pelas populares histórias que ouvimos de grandes empresas em que os fundadores abandonaram a universidade durante o transcorrer do curso, casos de Bill Gates e Mark Zukerberg. Porém, Bill e Mark são raras exceções, que ao pesquisar mais a fundo, notamos que ambos abandonaram Harvard, universidade que é uma das mais prestigiadas e difíceis de ingressar no mundo.

Com certeza existem excelentes empreendedores que nem formação acadêmica tem, mas podemos dizer baseados em pesquisa que estatisticamente eles são a minoria (note o gráfico abaixo da pesquisa realizada pelo professor Ilya Strebulaev da Stanford Graduate School of Business).

A probabilidade de você encontrar um empreendedor de sucesso sem uma graduação é muito menor do que um empreendedor com graduação, e se essa graduação foi em uma universidade de excelência, maiores ainda as probabilidades do empreendedor conduzir uma startup que será bem sucedida.
Formacao academica dos fundadores de unicórnios
Universidades de excelência são verdadeiras academias para bons empreendedores. É lá que a potência intelectual é estimulada ao máximo e com frequência, onde o aluno aprende a aprender e superar limites continuamente como se subisse o sarrafo diariamente aprendendo a resolver problemas de forma estruturada, característica muito necessária na rotina dos empreendedores.

Nas universidades de ponta o aluno troca muita informação e conhecimento com seus colegas, é estimulado o tempo todo a aprender, além de criar conexões e amizades que vão ser muito importantes durante a vida profissional.
Atualmente todos os unicórnios brasileiros possuem founders com ensino superior e muitos deles com complementações, como pós graduação, mestrado ou MBA.

Segundo uma pesquisa de Antler, aproximadamente um terço dos founders de unicórnios brasileiros são egressos da Universidade de São Paulo (USP).Abaixo apresento a distribuição da formação dos 50 founders dos 20 unicórnios brasileiros até o momento, em que nota-se um claro padrão no quesito formação acadêmica de excelência.
Top 10 universidades que produziram a maioria dos unicórnios brasileiros




2 – Maturidade e experiência
Maturidade e experiencia muitas vezes andam juntas, mas nem sempre. Caso o empreendedor já tenha passado por boas experiências e empresas em sua vida profissional prévia, pode-se considerar uma boa referência e diferencial, mas a maturidade, habilidade comportamental coerente com o esperado de um bom líder, gestor e empreendedor, nem sempre vem junto com experiencia prévia.

A maturidade se traduz em vários aspectos e comportamentos no empreendedor, como por exemplo saber ouvir os investidores (muitas vezes questionamentos e opiniões completamente aleatórios) nas rotineiras reuniões de acompanhamento e gestão, ser aberto e aceitar opiniões, enfim ser um empreendedor coachable.
Ouvir os investidores com cabeça aberta para poder escutar, analisar e filtrar as informações para posterior tomadas de decisões é uma característica muito importante para o empreendedor, pois são nestes momentos que o crescimento pessoal e profissional potencializa.

A maturidade também se traduz em ser apaixonado pelo problema que ele quer resolver e não pela sua solução inicialmente idealizada, ou seja, saber que mudar curso, pivotar e não se apegar a sua ideia inicial faz parte da jornada.

Saber dividir seu sonho com o time de founders e muitas vezes com os colaboradores destacados através do SOP é com certeza uma das atitudes mais maduras que o empreendedor vai ter de ter na sua jornada, pois no ecossistema de startups ninguém faz nada sozinho e a mecânica do mesmo fará o empreendedor passar por alguns rounds de investimento, diluindo a sua participação a cada captação.

Acatar opiniões, dividir medos e angústias particulares, dar e receber feedbacks constantemente compõe a lista atividades que requerem uma maturidade muito alta do empreendedor.

E como se faz avaliar o nível de maturidade do empreendedor? Acredito que seja ideal analisar o quesito ao longo do tempo e não pontualmente, analisando o comportamento quando há momentos difíceis e de tomadas relevantes de decisão bem como isso reflete no comportamento do empreendedor. Também deve-se checar este nível de maturidade através de conversas pessoais com questionamentos profundos ao empreendedor e tentando entender como se dão as relações entre ele e os demais sócios bem como com seus liderados.



3 – Dedicação integral ao negócio
Não considero uma característica, mas sim um requisito básico dos empreendedores de empresas em estágio inicial e com crescimento acelerado (ou ao menos potencial de crescimento acelerado) estar dedicado full time ao seu negócio.

Obviamente existem empreendedores que conseguem tocar vários negócios simultâneos, mas particularmente acredito que essa dinâmica seja mais apropriada em empresas em outros momentos, com times e processos mais estruturados.
Dedicação integral à startup se traduz em foco do empreendedor no negócio, significa que ele vai viver para aquilo e que a pele dele estará em jogo, o famoso jargão “skin in the game”.

Faz muita diferença o empreendedor estar envolvido e dedicado 24 X 7, 365 dias por ano com sua startup e também com todos os colaboradores do time. As decisões ficam mais ágeis, a busca constante por melhorias e soluções para os problemas, o engajamento do time e também um fator importantíssimo que é a liderança e gestão. Sem a dedicação total do empreendedor, tudo isso fica comprometido e a probabilidade da startup não vingar é muito maior.

Ao investir em startups certifique-se que os empreendedores estejam se dedicando integralmente ao negócio e que isso já tenha um tempo. Usualmente vemos pitches em que o empreendedor diz que assim que captar vai deixar sua ocupação atual para se dedicar ao negócio de forma integral. Para mim também é um movimento perigoso, pois se o mesmo ainda não se dedicou e se “jogou de cabeça” ao negócio significa que ele vai aprender e descobrir muita coisa somente depois que passar a se dedicar integralmente à startup.

Neste aspecto, comparando um empreendedor que já vem se dedicando integralmente à startup antes mesmo de captar com investidores, que já transpira a empresa, o mercado e as dificuldades, podemos dizer que a probabilidade de êxito é significativamente maior.



4 - Persistente na conquista dos objetivos
É importante que o empreendedor seja persistente, acredite nas suas ideias e nos seus clientes, sem se abater com as dificuldades. A realidade por trás da construção e do lançamento de um empreendimento é trabalhosa e nem sempre a startup terá o desempenho esperado o engatará uma curva acelerada de crescimento.

Persistência é uma característica de vencedores, atrelada a pessoas que não desistem enquanto não atingem a sua missão.

É importante ressaltar que persistir é muito diferente de insistir, ou ser teimoso, persistir tem mais a ver com encontrar formas criativas e novos caminhos de seguir em frente da melhor forma possível.

Um empreendedor persistente, quando não está conquistando aquilo que foi planejado vai mudar a forma e os caminhos para alcançar o objetivo.

Empreendedores geralmente tem de lidar com problemas de todos os tipos quase todos os dias, então procurar constantemente soluções e implementar as mesmas é muito importante.

Não se aprimora o produto, não se conquista uma posição relevante no mercado, não se obtém qualidade nos processos e não se abrem portas importantes sem persistência, ou seja, solucionar problemas durante toda a jornada empreendedora requer muita persistência pois eles não vão parar de surgir nunca.



5 – Energia
Todo bom empreendedor tem de ser inspirador, motivador e líder, afinal não se faz nada sozinho. O que dá liga nestas qualidades é a energia que ele transborda aos colaboradores, clientes, parceiros e demais envolvidos na jornada das startups.

Como é o brilho no olho do empreendedor no dia a dia? Em algumas situações, quando tudo parece que vai desmoronar é a energia e a atitude do empreendedor que motiva e mantém todo o time fazendo com que a bola continue indo pra frente.

Esta característica comportamental é muito pessoal, não se aprende nas carteiras escolares e os bons empreendedores sabem que precisam achar formas de trabalhar a mesma para que se apresentem da melhor forma para motivar e inspirar sua equipe.

Procure por empreendedores que tragam e mantenham boas energias e vibrações para o negócio, aprendendo e tirando lições mesmo quando há um grande erro e problemas cotidianos.

Nem sempre é possível encontrar o estado da arte de todas estas características mencionadas acima em um único empreendedor, mas quando se tem um time de founders em que temos todas estas características aparecendo com mais e menos intensidade entre os mesmos, é muito grande a possibilidade de que quando as mesmas são somadas com a constante interação entre os mesmos, aconteça um efeito de potencialização destas características, aumente a probabilidade de sucesso da startup.


Bom, concluindo este artigo gostaria de lembrar que eu não deixo de avaliar vários e outros e diferentes aspectos para realizar o investimento anjo, mas o que está por trás e faz a startup acontecer são as pessoas, o time de founders, portanto a característica mais importante e decisiva na minha visão é esse conjunto de fatores que chamo de “DNA” dos empreendedores, consequentemente, o DNA das startups de sucesso!

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