Poli Angels

Conta

Poli Angels

Onde estão as universidades

Segundo estudo da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) em 2017 existiam aproximadamente 10.000 startups no Brasil...

Rubens Approbato

· 12 dez. 2019

Onde estão as universidades

 

“Startup é uma organização temporária projetada para buscar por um modelo de negócios escalável e repetível que atua num ambiente de extrema incerteza”. - Steve Blank

 

 

 

“Uma startup é uma instituição humana desenhada para criar um novo produto ou serviço em condições de extrema incerteza”. - Eric Ries

 

Segundo estudo da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) em 2017 existiam aproximadamente 10.000 startups no Brasil, 28% na cidade de São Paulo, sendo 76% no modelo “business-to-business”. As tecnologias prevalentes eram: em 37% big data, em 23% it/cloud, em 14% Inteligência artificial, em 8% IoT, em 2% blockchain, e em 16% prevaleceram outras tecnologias.

 

Embora a taxa de sucesso seja ainda baixa, em 2018 foram investidos aproximadamente US$ 1,4 Bilhões em 201 empresas brasileiras que iniciaram sua jornada como startups alguns anos antes e 5 atingiram valoração acima de US$ 1 bilhão, os chamados “unicórnios” (fonte: Lavca).

 

No Brasil estamos desenvolvendo vários ecossistemas de startup e já temos experiências interessantes ocorrendo de forma organizada em alguns centros como em Florianópolis, BH, entre outros.

 

No entanto, quando observamos os sistemas de maior maturidade, como Vale do Silício, NY, Londres, Pequim, Boston, Tel Aviv, etc., 5 fatores fazem a diferença: capital, talento, densidade, marco regulatório e cultura empreendedora (GSER-2017, Startup Genome). Em todos estes ecossistemas, as Universidades fornecem a densidade, o talento, ajudam a disseminar a cultura empreendedora e criam a confiança que atrai o investidor.

 

Embora a maioria das startups brasileiras esteja em SP e trabalhe com tecnologias de ponta, ainda há uma certa distância entre as escolas de engenharia da cidade de São Paulo com o ecossistema paulista.

 

As grandes escolas de engenharia como Politécnica da USP, Instituto Mauá de Tecnologia, Mackenzie, FAAP, FEI tem originado empresas, mas há muito por fazer para realmente uma ou várias delas se tornarem power houses neste mundo de startups. Parcerias com aceleradoras focadas neste tipo de empreendedor, espaços de co-working no campus, interação forte com mentores externos, investidores Anjo e fundos são algumas das coisas que tenho promovido junto às diretorias e reitorias.

 

Estamos fazendo progresso para trazer este componente para o ecossistema paulista, mas é uma luta que exige muitos aliados.

 

Estamos diante de uma janela de oportunidade de acelerar exponencialmente a economia brasileira nesta nova área de competição ou ficar definitivamente para trás.

 

Logo white

Fale conosco

Location icon

R. Joaquim Floriano, 72 - Conjunto 193 - sala 7 - 04534-000, Itaim Bibi, São Paulo - SP

Redes sociais

Instagram icon
Linkedin icon
Youtube icon

Desenvolvido por Instituto Taqtile @2020