Poli Angels

Conta

Poli Angels

Conteúdo

Para você

Sobre nós

Código de ética e conduta

A Poli Angels é uma entidade de fomento ao investimento anjo e apoio ao empreendedorismo de inovação, que proporciona uma plataforma de encontro entre empreendedores em fase inicial e investidores que estão comprometidos com o financiamento de alto risco.

Princípios básicos

O princípio básico que deve reger a atuação dos membros investidores é a aproximação de investidores entre si para avaliarem investimentos nos projetos recebidos. Assim, quaisquer outras atividades paralelas, dentro do Poli Angels, não devem comprometer o foco da atuação do Poli Angels e/ou comprometer o relacionamento entre os membros.

Como entidade de fomento, a Poli Angels se limita às atividades conforme seus estatutos, com a principal finalidade de fomentar o empreendedorismo e a conexão entre investidores e empreendedores, portanto:

  • Não faz qualquer recomendação ou venda de participação em qualquer negócio;
  • Não endossa nenhuma das oportunidades de investimento, nem faz recomendações sobre a adequação das oportunidades de investimento específicos para qualquer investidor;
  • Não faz investimentos diretos ou gestão de recursos de terceiros;
  • Não faz investigações independentes para verificar a verdade, validade ou completude das informações enviadas pelos investidores ou submetidas pelos empreendedores e posteriormente apresentada aos potencias investidores;
  • Não fornece qualquer garantia sobre as informações fornecidas pelos empreendedores e investidores. As análises eventualmente apresentadas destinam-se apenas a ser mais um elemento informativo para o investidor e empreendedor. Como resultado, empreendedores e investidores devem conduzir sua própria investigação dos méritos e riscos de cada oportunidade de investimento, e negociar os termos de seu investimento. Todos os investidores e empreendedores são fortemente encorajados a procurar aconselhamento legal e técnico antes de fazer o investimento;
  • Não dá qualquer garantia ou assume qualquer responsabilidade sobre os atos de seus membros investidores e dos empreendedores que submetem projetos a sua rede.

Objetivo do código de ética e conduta

O objetivo deste Código de Ética e de Conduta da Associação Poli Angels é apresentar os princípios de ética e conduta que devem orientar e reger a atuação dos membros entre si, para com os empreendedores que compartilhem seus projetoscom a rede e para com as demais partes relacionadas, tendo como princípios a atuação responsável, ética, transparente, equânime e de respeito.

Este código não é exaustivo e indica alguns princípios que devam ser observados em todas as ações, atividades e manifestações dos membros da Poli Angels.

Abrangência

Este código se aplica a todos os membros participantes da Poli Angels em todos os relacionamentos mantidos com investidores, empreendedores e demais partes envolvidas com a Poli Angels.

Código de Ética e Conduta

  • Leis vigentes: Respeitar as leis vigentes no País, Estatuto Social e demais regras internas da Poli Angels e atuar dentro dos princípios de correção, ética e legalidade.
  • Sigilo: Manter sigilo a respeito de informações oriundas de suas atividades como membro da Poli Angels.
  • Coerência: Manter a coerência com a missão e valores da Poli Angels nas manifestações em nome da Poli Angels e abster-se de manifestar opiniões pessoais sem aprovação formal em nome da Poli Angels.
  • Relacionamento: Manter um relacionamento positivo e sem conflitos com todos investidores, empreendedores e parceiros da Poli Angels.
  • Recursos de divulgação: Usar os recursos de divulgação a que tenha acesso em nome da Poli Angels, se aplicável, sejam e-mails, redes sociais, blogs ou correlatos, exclusivamente para assuntos ligados à sua atividade como Investidor Anjo na rede Poli Angels. Todos os membros da Poli Angels são autorizados a divulgarem que são investidores membros do Poli Angels. Caso seja solicitado para dar entrevistas ou apresentações, etc. em nome da Poli Angels deverá solicitar autorização prévia para a diretoria da Poli Angels, que será formalizada por e-mail.
  • Conflitos de interesse: Abster-se de possíveis conflitos de interesse e comunica-los a direção da Poli Angels. São considerados como conflito de interesse quaisquer ações, eventos, informações recebidas ou passadas e situações em que o atendimento às pretensões do membro possa representar, direta ou indiretamente, impacto adverso a missão da Poli Angels e/ou atuação de seus membros ou vice-versa.
  • Oferta de serviços: Os membros não devem ofertar deliberadamente prestação de serviços próprios e/ou de terceiros para outros membros e/ou para os empreendedores, exceto se o outro membro e/ou empreendedor solicitar explicitamente uma proposta pelo seu próprio interesse/iniciativa. No caso de estabelecimento de um vínculo profissional, é recomendável a divulgação ao grupo.
  • Cobrança de valores de empreendedores: não deve ser cobrado qualquer valor dos empreendedores para avaliação de seu projeto para investimento. Caso necessitem de informações que tenham custo, como por exemplo, certidões negativas, etc. solicitar para que o empreendedor providencie diretamente.
  • Captação de investidores/oferta de investimento: Os membros não devem captar dentro da Poli Angels investidores ou fazerem ofertas de investimento que não sejam caracterizadas como investimento anjo, como por exemplo, captar para fundos de investimentos, projetos imobiliários, e quaisquer outros negócios em que o membro seja o empreendedor ou que possa existir qualquer conflito de interesse. Caso tenha interesse em compartilhar oportunidades de investimento anjo em que o membro esteja investindo ou deseje investir, a Poli Angels, nestes casos, recomenda a utilização dos veículos internos de divulgação.
  • Escolha de investidores e co-investidores: Em nosso processo de avaliação e negociação com as startups há um líder estabelecido, que coordena a lista de investidores e possíveis co-investidores. Conflitos de interesse em relação ao negócio da startup podem inviabilizar a participação de alguns associados na startup.
  • Compartilhamento de informações com terceiros: Apesar de a Poli Angels não assinar termo de confidencialidade com os empreendedores, nos comprometemos a não divulgar para terceiros as informações compartilhadas pelas startups, exceto em casos onde existe interesse em possível co-investimento, conforme acordado entre o empreendedor e de forma coordenada com o líder da negociação. Caso o grupo de associados interessados queira compartilhar as informações do projeto com terceiros é necessário solicitar previamente a autorização ao empreendedor.
  • Interesse do grupo: A lógica de grupos de investimento-anjo é trazer a todos a força do conjunto. Isto só é obtido se todos participarem e contribuírem para o atingimento dos objetivos comuns e construírem um forte índice de confiança entre o grupo. Ações que visem tirar vantagens particulares em detrimento do grupo ou quebrem a confiança e respeito do grupo são consideradas violações éticas.
  • Divulgação pública: Qualquer divulgação pública sobre a Poli Angels que contenha informações consideradas sensíveis somente poderá ser feita com autorização por escrito da Poli Angels. É imprópria a chamada pública para investimentos. Também é imprópria a apresentação de startups que se apresentaram à Poli Angels para investidores externos, por e-mails ou quaisquer outros veículos, sem que haja autorização prévia por escrito da Poli Angels.

Desvio de conduta

O membro que infringir este código ou cometer desvio de conduta estará sujeito a punição por advertência ou exclusão da rede, que será definida pela Associação Poli Angels. conforme procedimento descrito no “Estatuto Social” da Poli Angels. Caso você considere que algum membro tenha violado alguma destas políticas, pedimos nos informar pelo e-mail contato@poliangels.com.br. Comprometemo-nos a manter a fonte da denúncia em anonimato.

Caso tenha qualquer dúvida ou sugestão, envie um e-mail para contato@poliangels.com.br.

Logo white

Fale conosco

Location icon

R. Joaquim Floriano, 72 - Conjunto 193 - sala 7 - 04534-000, Itaim Bibi, São Paulo - SP

Redes sociais

Instagram icon
Linkedin icon
Youtube icon

Desenvolvido por Instituto Taqtile @2020